
Proposta de atividade sobre magnetismo utilizando cenas de filmes
2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 3; Issue: Especial Linguagem: Português
10.26512/rpf.v3iespecial.25856
ISSN2594-4746
AutoresRicardo Henrique Barrozo Viana Kettenhub, Esperanza Lucila Hernandez Angulo, Bianca Martins Santos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO uso de filmes no ensino de física pode ser uma alternativa para introduzir um determinado conceito de física ou incrementar a aula expositiva. O uso deste tipo de mídias pode ser capaz de mudanças significativas no processo de ensino-aprendizado (XAVIER et. al., 2010). Representa uma opção que pode ser usada juntamente com as aulas expositivas. Para isso, o uso de tal recurso não deve ser algo aleatório, pelo contrário, deve ser pertinente ao conteúdo e aos objetivos que o educador busca alcançar (CHASSOT, 2002). Os alunos possuem amplo acesso a filmes, séries, histórias em quadrinho, livros com ficção científica, entre outros. Filmes como “Star Wars”, “Vingadores”, “Aquaman”, “X Men” e séries como “Flash”, “The Gifted”, “Arrow”; abordam de forma descontraída fatos possíveis, ou não, do ponto de vista da ciência. Em tais mídias a ciência é abordada de forma fantasiosa, porém gera questionamentos sobre a veracidade dos fatos ali apresentados. Muitas teorias e leis físicas são desrespeitadas para que uma cena de ação funcione. Por exemplo, como explicar super velocidade do “Flash” ou o voo do “Superman”, e até mesmo o controle da eletricidade pelo “Thor” (CAMARGO; SILVA, 2017). Neste sentido, o trabalho tem por objetivo propor uma sequência didática sobre magnetismo para o ensino médio com a utilização de cenas de filmes de ação, usando especificamente cenas do filme “X- Men”.
Referência(s)