Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Abordando a Termologia na Construção de um Aquecedor Solar usando a Pedagogia de Projetos

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 3; Issue: Especial Linguagem: Português

10.26512/rpf.v3iespecial.25878

ISSN

2594-4746

Autores

Franciele Biella Sá Monteiro, Mônica Guimarães da Fonseca, Daniela Fontana Almenara, Eliane Silva Leite, Walter Trennepohl Júnior,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Em vista da dificuldade encontrada atualmente em tornar as aulas e conteúdos trabalhados mais atrativos e significativos para os estudantes, o presente trabalho pretende desenvolver um projeto para construção de um aquecedor solar utilizando a pedagogia de projetos. Prado (2001) enaltece em seu artigo a importância da pedagogia de projetos, no que diz respeito a identificar as estratégias envolvidas para desenvolver no aluno competências e habilidades. Essas estratégias são diferentes maneiras de se abordar um conteúdo, que podem ser: aulas expositivas, exposição de vídeos, realização de experimentos e criação de mapas conceituais. A aprendizagem significativa de David Ausubel é o embasamento para a aplicação deste produto, direcionado para turmas de 9º ano do ensino fundamental. Para Ausubel, o que mais influencia o processo de ensino-aprendizagem é o que o educando já sabe (MOREIRA, M. A; OSTERMANN, F, 1999), desse modo, identificando os conhecimentos prévios, subsunçores, dos estudantes e preparando as aulas baseadas nessa informação, o estudante será capaz de ancorar novos conhecimentos nesses subsunçores. Nesse contexto, a pedagogia de projetos envolve três aspectos a se considerar: primeiro, os objetivos, as intenções e ações devem ser claras, que neste caso é o aprendizado de termologia através de aulas variadas; segundo, é preciso incorporar novas tecnologias para enriquecer e agregar avanços e, terceiro, são os conceitos das áreas de conhecimentos relacionados com a problemática em estudo (PRADO, 2001). Vale ressaltar que é de suma importância o preparo do professor em lidar com esta prática pedagógica, senão a ação é em vão. A experimentação é uma estratégia capaz de aproximar o conteúdo à prática, propicia a participação ativa do estudante, fazendo com que se sintam desafiados ao construir um experimento (BRASIL, 1997). Além disso, interagem e trocam experiências e, nesse processo de elaboração de estratégias para resolver os desafios, o próprio estudante constrói seu conhecimento. Desse modo, a pedagogia de projetos estimula o estudante a pesquisar para responder seus questionamentos, proporcionando uma competição sadia na construção, neste caso, de um aquecedor mais eficiente e barato. Em vista disso, organizar e trabalhar os conteúdos em forma de projetos promove a utilização de diferentes ferramentas, além de esta representar uma metodologia que pode despertar o interesse dos estudantes, tornando-os mais participativos e, em consequência, o processo de ensino-aprendizagem pode se tornar mais atrativo e eficiente. Logo, com a aplicação da metodologia supracitada, os estudantes terão a oportunidade de participar mais ativamente da construção do conhecimento. A interação promovida pela realização de experimentos e pelo trabalho em grupo, por meio de projetos, oportuniza uma troca entre estudantes de diferentes níveis, bem como promove o professor ao patamar de mediador das situações de ensino-aprendizagem. As reflexões oportunizadas após cada momento vivenciado nas aulas e mediadas pelo professor constituirão em embasamento para a construção do conhecimento individual e coletivo. Dessa forma, o trabalho pretende despertar nos estudantes interesse nos conteúdos de termologia, incentivando, desse modo, a autonomia em pesquisar e descobrir e, ainda, melhorar o nível de instrução também de professores, fornecendo a estes subsídios para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra satisfatoriamente dentro do conteúdo proposto.

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