
Dialogismo, personagem e ressignificações: leitura e recepção crítica de Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 22; Linguagem: Português
10.5216/ci.v22i0.52984
ISSN2317-675X
AutoresMarcelo de Lima, Luiz Antônio Mousinho,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo visa realizar uma análise fílmica de Tudo sobre minha mãe (1999), de Pedro Almodóvar, estando atento principalmente à representação e à construção das personagens no longa. À luz dos conceitos de dialogismo e polifonia (BAKHTIN, 2006; 2010; 2011; STAM, 1992), percebemos como o filme constrói pontes dialógicas com outros sujeitos discursivos, como o gênero melodramático, e de que forma a recepção crítica jornalística percebe e trabalha essa relação. Compreender as trocas tensionais de sentidos que daí se desprendem resulta em uma leitura mais democrática e enriquecedora da obra, das personagens de Almodóvar e do cinema, que se configura como um meio relevante de produção de significados – que são constantemente repensados, revalorizados e ressignificados neste jogo entre vozes distintas.
Referência(s)