Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO: PERSPECTIVAS DE EMPODERAMENTO

2019; Volume: 23; Issue: 45 Linguagem: Português

10.30749/2177-8337.v23n45p161-173

ISSN

2177-8337

Autores

Gustavo Pedroso Malavota, Maria Natalina Cinegaglia, Sílvia Conceição Reis Pereira Mello,

Tópico(s)

Entrepreneurship Studies and Influences

Resumo

A chegada do século XXI trouxe diversos novos parâmetros para o sectarismo de gênero que permeia a sociedade mundial, e principalmente brasileira. Um destes é a chegada do conceito de empoderamento feminino através da inserção da mulher no meio de trabalho, efetivamente. No entanto, por um caráter de inserção subalterno, de substituta à mão de obra masculina, houve o desenvolvimento de uma herança hierárquica no papel da mulher no mercado de trabalho, onde o gênero feminino se encontra nivelado por baixo. Dentro desse contexto, assim como o de liberdade individual e independência de gênero surgem os parâmetros necessários para compreender a importância do desenvolvimento de direitos civis e conscientização coletiva do papel da mulher no meio laboral, como o exemplo da Agenda 2030. Dentro dessa lógica, o empreendedorismo feminino é pioneiro, assim como a introdução da mulher através do varejo. Com destaque para o recorte social no Rio de Janeiro, que demonstra um ótimo recorte espacial para este estudo, que trabalhará a influência das políticas públicas para a introdução da mulher em patamar de igualdade sob termos profissionais.

Referência(s)