As estatísticas da educação profissional e tecnológica: silêncios entre os números da formação de trabalhadores

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Linguagem: Português

10.24109/1414-0640.td.2019.45

ISSN

1414-0640

Autores

Gustavo Henrique Moraes, Ana Elizabeth M. de Albuquerque,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A Educacao Profissional e Tecnologica (EPT) tem ocupado um lugar proeminente na agenda educacional brasileira. Um conjunto de politicas promovidas pelo Ministerio da Educacao (MEC) correspondeu a existencia de uma expressiva demanda social por EPT no Pais, dessa forma, a populacao passou a considerar a EPT uma possibilidade para a transicao do sistema educacional ao mundo do trabalho. A despeito da relevância social, a producao de estatisticas sobre a EPT ainda reproduz o desinteresse brasileiro pela formacao de trabalhadores, marcas de uma tradicao bacharelesca. As contagens existentes nao estao ajustadas a complexa estrutura da EPT, apresentando consideraveis lacunas que suprimem das informacoes oficiais uma parcela expressiva dos estudantes, dificultando o acompanhamento e a avaliacao das politicas publicas. O texto se propoe a discutir as especificidades necessarias a construcao das estatisticas da EPT. A luz da legislacao educacional e de suas imprecisoes terminologicas, discute-se o conceito de EPT, delimitador de um escopo estatistico, e apresenta-se um Diagrama Estrutural da Educacao Brasileira, com um sistema de categorias, no qual se pode reconhecer, diferenciar e classificar os objetos da EPT. Passa-se a analise dos censos educacionais, verificando aproximacoes e distanciamentos que se opoem a obtencao de um retrato preciso da EPT nacional. Por fim, apresenta-se o caso dos Institutos Federais, sujeitos ao cumprimento de metas de desempenho, no qual os efeitos das limitacoes estatisticas sao amplificados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX