
Quality in High Gastronomy Restaurants in São Paulo-SP: Proposal for Evaluation Model Based on Michelin Guide
2019; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18226/21789061.v11i3p561
ISSN2178-9061
AutoresMara Lucia de Moura Pontes, Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Luiz Gonzaga Assumpção Carvalho,
Tópico(s)Wine Industry and Tourism
ResumoRESUMO Apesar de bastante procurado pelo público com renda para tal, pouco se conhece sobre os critérios de avaliação recomendados pelos guias especializados. Entre eles, o mais conhecido e prestigiado é o Guia Michelin. O objetivo do presente artigo é o de avaliar a qualidade de restaurantes estrelados pelo Guia Michelin em São Paulo-SP, com base em critérios aceitos por acadêmicos e profissionais de Gastronomia. Como objetivos destacam-se, ainda: desenvolver um roteiro de Indicadores-chave de desempenho com base na literatura; avaliar uma amostra de restaurantes estrelados pelo Guia Michelin por meio do roteiro previamente desenvolvido; comparar os resultados desta avaliação com a realizada pelo Guia. Com base na literatura e no Guia Michelin foi desenvolvido um roteiro exclusivo e inédito para esta pesquisa. Os principais resultados mostraram que os critérios utilizados pelo Guia Michelin não são exclusivos e podem ser diretamente relacionados com aqueles da literatura. O estudo possibilitou a criação e validação de um novo modelo de avaliação de qualidade e pode ser transformada em instrumento para prosseguimento da pesquisa. PALAVRAS-CHAVE Gastronomia. Restaurantes. Guia Michelin. Indicadores de Desempenho. São Paulo-SP, Brasil. ABSTRACT High-end restaurants are highly sought by the public with income, it’s known very little about the recommended evaluation criteria by the specialized guides. The best known and most prestigious among them is the Michelin Guide. The objective of the article is to evaluate the quality of Michelin starred restaurants in São Paulo based on criteria accepted by the academics and professionals of Gastronomy. Others objectives included: developing a road map of Key Performance Indicators based on the literature; evaluate a sample of restaurants starred by the Michelin Guide through the previously developed itinerary; compare the results of this evaluation with the one carried out by the Guide. Based on the literature and the Michelin Guide, an exclusive and unprecedented road map was developed for this research. The main results showed that the criteria used by the Michelin Guide are not exclusive and can be directly related to those in the literature, and the study allowed the creation and validation of a new quality evaluation model and can be transformed into an instrument for future research. KEYWORDS Gastronomy. Restaurants. Michelin Guide. Performance Indicators. São Paulo-SP, Brazil. AUTORIA Mara Lúcia Pontes – Mestra. Professora no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP., Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6148702313983421 . E-mail: maralucia.m.pontes@gmail.com Sérgio Luiz do Amaral Moretti – Doutor. Professor na Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil. Currículo: http://orcid.org/0000-0002-9457-6064 ; http://lattes.cnpq.br/1686957518540720 . E-mail: sergiomoretti@uol.com.br Luiz Gonzaga Assumpção Carvalho – Mestre. Professor na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP., Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0686651121592895 E-mail: profluizcarvalho@uol.com.br REFERÊNCIAS ABIA - Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (2016). Relatório anual: 2016. Link Akel, G. M.; Gândara, J. M. G. & Brea, J. A. F. (2012). Métricas da qualidade da experiência do consumidor de bares e restaurantes: uma revisão comparada. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade , 4 (3), 440-454. Link Anderson, E. W.; Fornell, C. & Lehmann, D. R. (1994). Customer satisfaction, market share, and profitability: Findings from Sweden. The Journal of Marketing , 58(3), 53-66. Link Andrade, E. P.; Sartori, I. & Embiruçu, M. (2015). Avaliação de desempenho por indicadores-chave de desempenho, benchmarking e scorecard. Cadernos de Prospecção , 8 (3), 502-515. Link Bell, D. (2005). Gosto e espaço: comer fora nos dias de hoje. 1-26. In: Sloan, D. (org.). Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor . Barueri-SP: Manole. Bezerra, I. N.; Souza, A. D. M.; Pereira, R. A. & Sichieri, R. (2013). Consumo de alimentos fora do domicílio no Brasil. Revista de Saúde Pública , 47 (1), 200-211. Link BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Setorial 23 (2006). Panorama do Setor de Bebidas no Brasil . Rio de Janeiro. Link Chen, L. J.; Gupta, A. & Rom, W. (1994). A study of price and quality in service operations . International Journal of Service Industry Management , 5 (2), 23-34. Link CNAE 2.0. - Classificação Nacional de Atividades Econômicas (s.d.). Busca das atividades Econômicas . Link Emplasa - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (s.d.). Região Metropolitana de São Paulo . Link Finkelstein, J. (2005). Cozinha chique: o impacto da moda na alimentação. 1-26. In: Sloan, D. (org.). Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor . Barueri-SP: Manole. Fonseca, M. T. (2014). Tecnologias gerenciais de restaurantes . São Paulo: Senac. Gianesi, I. G. N. & Corrêa, H. L. (2012). Administração estratégica de serviços : operações para a satisfação do cliente . São Paulo: Atlas. Gimenes, M. H. S. G.; Brea & J. F. & Gândara, J. M. G. (2012). Comidas inolvidables – La construcción de una metodología para analizar las experiencias de comer fuera de casa . Estudios y Perspectivas en Turismo , 21 (4), 802-824. Link Gutierrez, J.R. A. (2013). Conversion of inputs to determine quality of service (QoS) score and QoS rating along selectable dimensions . Patente nº: US 2013/0028114. Link Karpik, L. (2000). Le guide rouge Michelin. Sociologie du travail , 42 (3), 369-389. Link Klotz, E. (2017). A indústria de alimentação. Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação. Link Lins, F. E. (2003). Mensurando a inovação tecnológica: indicadores e determinantes . Dissertação, Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE. Nascimento, S.; Bortoluzzi, S. C.; Dutra, A. & Ensslin, S. R. (2011). Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2000 a 2008. Revista de Administração , 46 (4), 373-391. Link Oyarzún, E. & Szmulewicz, P (1999) ¿Qué, cómo y a quién vender turismo?. Revista Gestión Turística , 4 (1), 27-49. Link Pontes, M. L. M. (2017). Qualidade em Restaurante: a criação de indicadores chave de desempenho para a avaliação do prato servido . Dissertação, Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo-SP. SPTUR - Site Oficial de Turismo da Cidade de São Paulo (2017). São Paulo: Reduto gastronômico do Brasil. Link Schultz, D. E. (2001). Getting to the heart of the brand. Marketing Management , 10 (1), p. 8-9. Link Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. (2016). Os negócios promissores em 2017 . UGE/NA – Núcleo de Estudos. Link Seymour, D. (2005). A construção social do gosto. In: Sloan, D. (Org.) (2005). Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor . Barueri-SP: Manole. Sinhores-SP - Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (2017) . Dados Técnicos. Link Michelin. (2017). Guia Michelin: Há mais de um século contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade . Link Michelin. (2017). Guias e Mapas: Guia verde Rio de Janeiro. Link Michelin Voyage. (2019). La boutique Michelin voyage . Link Sloan, D. (2005). O paladar pós-moderno: comer fora na era individualizada construção social do gosto. In: Sloan, D. (Org.) (2005). Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor . Barueri-SP: Manole. Stevens, P.; Knutson, B. & Patton, M. (1995). Dineserv: A tool for measuring service quality in restaurants. Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly , 36 (2), 56-60. Link PROCESSO EDITORIAL Recebido: 27 MAR 18; Avaliado : MAI-SET; Aceito : 25 MAI 19
Referência(s)