Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Zé da Penha: foco sociocultural da Terra dos Abalos

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i8.1206

ISSN

2525-3409

Autores

Dilceane Conceição Bilro da Silva, Fredy Enrique González,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo expõe a importante trajetória da Escola Estadual Capitão José da Penha no interior do Rio Grande do Norte. Neste estudo, objetiva-se conhecer sua história e sua influência, a partir dos dados empíricos coletados por meio das narrativas de pessoas envolvidas, que serviram de base para a compreensão desse espaço como sendo foco sociocultural da Terra dos Abalos, nome usado para se referir ao município de João Câmara, situado no interior brasileiro do Rio Grande do Norte. Nossa metodologia é caracterizada por uma pesquisa de cunho qualitativo de teor (auto)biográfico, com uso de procedimentos técnicos que se baseiam por meio de fonte testemunhal (relato autobiográfico), documental (pesquisa bibliográfica) para a construção de um Sistema de Coordenadas Teóricas-Conceituais de Referência (GONZÁLEZ, 2017), em documentos e empírica. As informações coletadas foram examinadas com a estratégia analítica de Imersão e Contemplação Hermenêutica (GONZÁLEZ, VILLEGAS, 2009), visando compreender as influências socioculturais da Terra dos Abalos por Zé da Penha. Resgatando da historicidade da Escola Estadual Capitão José da Penha, que se perdeu ao longo dos anos e necessita emergir, uma vez que os munícipes não detêm o conhecimento acerca da história e fundação da cidade onde moram.

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