Artigo Revisado por pares

Poder, Estado e sociedade em Hobbes e Freud: reflexões sobre Leviatã e o mal-estar na civilização

1995; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

2595-4091

Autores

J. Holtreman do Rego,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Ensaio sobre as visoes de Hobbes e Freud a respeito do poder e suas relacoes estruturantes na formacao da sociedade e do Estado. Inicialmente, sao apresentadas algumas reflexoes sobre o trabalho de Hobbes, Leviata, especificamente na primeira parte – Do Homem -, onde se encontram as ideias do pensador ingles sobre a natureza humana e os desejos que a movem. Esses desejos representam a principal area de interseccao com a psicanalise. A hipotese do trabalho repousa na influencia do pensamento hobbesiano sobre a formacao do que aqui e chamado pensamento social de Freud, ou seja, tudo aquilo sobre o qual o fundador da psicanalise produziu que, ultrapassando o interesse clinico, se espraiou sobre a sociedade e o seu processo civilizatorio. O Mal-Estar na Civilizacao pode ser considerada uma obra sintese desse seu pensamento. O principal veio por onde e possivel identificar formas convergentes das ideias dos dois pensadores e a descoberta da radical e fundante hostilidade entre o sujeito e a civilizacao (Kultur), o primeiro movido pelas paixoes naturais (Hobbes) ou pulsoes (Freud) e a segunda so se viabilizando na medida em que e capaz de reprimir e controlar estas paixoes. This essay is concerned with Hobbes’s and Freud’s views on power and its structuring effects on society and state formation. It starts with some reflections on Hobbes’s Leviathan, particularly its first part – Of Man -, where his ideas on human nature and the desires that drive the former can be found. Such desires represent the main intersection area with psychoanalysis. The working hypothesis lays in the influence of Hobbesian thought on the formation of what is called here Freud’s social thinking, that is, everything the founder of psychoanalysis produced that, going beyond clinical interest, included society and the civilizing process. For these purposes, Civilization and its Discontents is taken as a synthesis of his thought. The main site where convergences between the two thinkers can be observed is the discovery of the radical and founding hostility between the subject and civilization (Kultur), the former impelled by the natural passions (Hobbes) or drives (Freud) and the latter only managing to constitute itself as far as it can repress and control those passions.

Referência(s)