
A prática construcionista e o pensamento computacional como estratégias para manifestações do pensamento algébrico
2019; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v10i4.2418
ISSN2179-426X
AutoresRodrigo Duda, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Sani de Carvalho Rutz da Silva,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoNesse artigo é abordada a viabilidade da combinação de estratégias referentes ao construcionismo e pensamento computacional para promoção da educação algébrica. Com base em referencial teórico sobre essas vertentes teóricas, discute-se sobre como ambientes de aprendizagem que contemplem a resolução de problemas matemáticos na perspectiva construcionista podem favorecer a explicitação de aspectos necessários para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Por fim, aborda-se como o uso de uma plataforma de programação visual pode auxiliar nesse processo. O cenário exposto permite perspectivar que atividades educativas que contemplam o desenvolvimento de aplicativos de execução de cálculos com a ferramenta App Inventor estimulam a manifestação do pensamento algébrico, justificado pelo fato de contemplar abstração, uso de linguagem simbólica e protagonismo discente de forma combinada.
Referência(s)