Aprender História do Ensino de Arte através da r ealização de histórias de vida
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1677-9037
AutoresFernando Hernández, Irene Tourinho, Raimundo Martins,
Tópico(s)Architecture, Art, Education
ResumoEste trabalho, escrito a seis maos, narra os pressupostos e desenvolvimentos de uma experiencia deensino orientada para a aprendizagem da investigacao de historias de vida, realizada com alunos degraduacao da Universidade de Barcelona, Espanha, na disciplina Historia do Ensino de Arte. Anarrativa e construida como uma conversaacao que reflete e atua sobre a experiencia de investigar. As vozes dos autores sao diferenciadas na tipologia: a primeira, corpo normal, para o professor Fernando Hernandez, da Universidade de Barcelona, e a segunda, italico, para os professores Irene Tourinho eRaimundo Martins, observadores participantes da disciplina de que trata o trabalho. Ha dez anos, aproveitando brechas curriculares nas instituicoes, neste caso, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha), se introduziu noâmbito da Licenciatura em ArteEducacao a disciplina de Historia do Ensino da Arte. Em sua constituicao esta disciplina se destinava a: Destacar relacoes entre as mudancas das representacoes sociais a respeito de arte e dos artistas com as mudancas nos sistemas produtivos, na educacao e na arteeducacao.
Referência(s)