Aprender História do Ensino de Arte através da r ealização de histórias de vida

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1677-9037

Autores

Fernando Hernández, Irene Tourinho, Raimundo Martins,

Tópico(s)

Architecture, Art, Education

Resumo

Este trabalho, escrito a seis maos, narra os pressupostos e desenvolvimentos de uma experiencia deensino orientada para a aprendizagem da investigacao de historias de vida, realizada com alunos degraduacao da Universidade de Barcelona, Espanha, na disciplina Historia do Ensino de Arte. Anarrativa e construida como uma conversa­acao que reflete e atua sobre a experiencia de investigar. As vozes dos autores sao diferenciadas na tipologia: a primeira, corpo normal, para o professor Fernando Hernandez, da Universidade de Barcelona, e a segunda, italico, para os professores Irene Tourinho eRaimundo Martins, observadores participantes da disciplina de que trata o trabalho. Ha dez anos, aproveitando brechas curriculares nas instituicoes, neste caso, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha), se introduziu noâmbito da Licenciatura em Arte­Educacao a disciplina de Historia do Ensino da Arte. Em sua constituicao esta disciplina se destinava a: ­ Destacar relacoes entre as mudancas das representacoes sociais a respeito de arte e dos artistas com as mudancas nos sistemas produtivos, na educacao e na arte­educacao.

Referência(s)