
A Tríade Religiosidade, Gênero e Direitos Humanos: diálogo com professoras membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB)
2019; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n2.39599
ISSN1982-6605
AutoresMarcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Maria Luzia da Silva Santana, Filomena Teixeira,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoAs transformações decorrentes da luta pelo respeito à diversidade, incluindo as questões de gênero e a tolerância religiosa, instigou esse diálogo acerca da construção da identidade de professoras pentecostais da Congregação Cristã do Brasil (CCB), a partir da tríade religiosidade, gênero e direitos humanos. Esse artigo tem o objetivo de refletir sobre os significados das práticas educativas de professoras que são membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB) educativas essas quando envolvem temas que perpassam a religiosidade. Essa pesquisa qualitativa, contou com 6 (seis) professoras partícipes da Congregação Cristã do Brasil que, escolhidas aleatoriamente, responderam aos questionamentos e, ao mesmo tempo, apresentaram o universo pentecostal mediante correio eletrônico. A análise dos resultados foi ancorada pelo aporte teórico acerca dos direitos humanos, interculturalidade, religiosidade e gênero que possibilitou uma leitura interpretativa dos significados expressos pelas participantes, que relataram a dificuldade em trabalhar a diversidade em sala de aula, principalmente quando estão em voga questões ligadas às religiões afro, sexualidade, drogas e outros temas transversais. Assim, é importante discutirmos essas questões para consolidação da inclusão e tolerância às diferenças, calcadas no respeito e na dignidade da pessoa humana.
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