A dimensão epistêmica do discurso de um professor de Química no ensino de propriedades coligativas

2019; National University of Central Buenos Aires; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1850-6666

Autores

Joeliton Chagas Silva, Adjane da Costa Tourinho e Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo analisar os movimentos de contextualizacao e descontextualizacao, por entre as dimensoes empirica e abstrata do conhecimento quimico, articulados no discurso de um professor em uma sala de aula do Ensino Medio. Considerou-se, ainda, as relacoes de tais movimentos com o uso de representacoes semioticas. Tendo-se em vista que a relacao dialetica entre empiria e teoria, assim como o uso de representacoes, e constitutiva do conhecimento cientifico, torna-se relevante verificar como tais aspectos sao articulados no desenvolvimento dos conteudos por professores junto aos seus alunos. As aulas de uma sequencia tematica sobre propriedades coligativas, registradas em video, foram submetidas a analise por meio do software Videograph®, para a obtencao dos percentuais de tempo referentes ao emprego das categorias a priori . A dimensao qualitativa da pesquisa se deu por meio da analise dos mapas de episodios e das transcricoes de episodios representativos da evolucao do movimento discursivo do professor. Os resultados evidenciam a habilidade do professor em articular uma discussao que se volta para fenomenos especificos, envolvendo descricoes e explicacoes, as generalizacoes da ciencia, na dimensao abstrata do conhecimento. Por outro lado, o limitado uso de modelos iconicos em tal dimensao, certamente compromete uma percepcao mais elaborada dos fenomenos pelos alunos.

Referência(s)