Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Projeto Integrador como Ferramenta Capaz de Estimular o Desenvolvimento de Startups

2019; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português

10.32915/pleiade.v13i27.516

ISSN

2674-8231

Autores

Larissa Davel, Vitória Alves, Márcia Ebling, Giuliano Emerenciano Ginani,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O número de discentes que após sair da faculdade encontra dificuldade emse inserir no mercado de trabalho em sua área de formação aumenta anualmente. Issoporque o mercado de trabalho vem exigindo dos profissionais criatividade, agilidade,capacidade de resolver problemas reais, boa comunicação, tecnicidade e principalmente,visão empreendedora. Tais habilidades acabam sendo pouco desenvolvidas nametodologia tradicional de ensino. O projeto integrador vai contra essa tendência,visto que estimula o desenvolvimento da visão empreendedora desde o primeiro semestre,através do contato direto do aluno com a comunidade. A partir do desenvolvimentodesses projetos, o aluno deve buscar problemas reais existentes na comunidadee tentar resolvê-los de forma prática e inovadora. Essa experiência, além de desenvolveruma série de habilidades como comunicação, negociação, organização e trabalhoem equipe, pode ser o pontapé inicial para a abertura do próprio negócio. A sala deaula, portanto, funciona como um laboratório para testagem e desenvolvimento denovos negócios. O objetivo do presente trabalho é apresentar como é possível transformarum projeto integrador em Startup, com base na casuística das autoras. A partirde observações de cases reais, nota-se que os pontos em comum neste processo são:identificar temas de afinidade, conectar habilidades pessoais com demandas reais dasociedade, não ter medo de errar, inovação e vontade de empreender. A Startup surgeda busca pelo negócio motivador e passível de lucro, fazendo com que o acadêmicoseja capaz de desenvolver competências necessárias para se inserir no mercado de trabalhoantes de concluir a graduação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX