
O Projeto Integrador como Ferramenta Capaz de Estimular o Desenvolvimento de Startups
2019; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português
10.32915/pleiade.v13i27.516
ISSN2674-8231
AutoresLarissa Davel, Vitória Alves, Márcia Ebling, Giuliano Emerenciano Ginani,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO número de discentes que após sair da faculdade encontra dificuldade emse inserir no mercado de trabalho em sua área de formação aumenta anualmente. Issoporque o mercado de trabalho vem exigindo dos profissionais criatividade, agilidade,capacidade de resolver problemas reais, boa comunicação, tecnicidade e principalmente,visão empreendedora. Tais habilidades acabam sendo pouco desenvolvidas nametodologia tradicional de ensino. O projeto integrador vai contra essa tendência,visto que estimula o desenvolvimento da visão empreendedora desde o primeiro semestre,através do contato direto do aluno com a comunidade. A partir do desenvolvimentodesses projetos, o aluno deve buscar problemas reais existentes na comunidadee tentar resolvê-los de forma prática e inovadora. Essa experiência, além de desenvolveruma série de habilidades como comunicação, negociação, organização e trabalhoem equipe, pode ser o pontapé inicial para a abertura do próprio negócio. A sala deaula, portanto, funciona como um laboratório para testagem e desenvolvimento denovos negócios. O objetivo do presente trabalho é apresentar como é possível transformarum projeto integrador em Startup, com base na casuística das autoras. A partirde observações de cases reais, nota-se que os pontos em comum neste processo são:identificar temas de afinidade, conectar habilidades pessoais com demandas reais dasociedade, não ter medo de errar, inovação e vontade de empreender. A Startup surgeda busca pelo negócio motivador e passível de lucro, fazendo com que o acadêmicoseja capaz de desenvolver competências necessárias para se inserir no mercado de trabalhoantes de concluir a graduação.
Referência(s)