Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estressores da docência como preditores do bem-estar de professores do ensino fundamental

2019; Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17652/rpot/2019.3.16657

ISSN

1984-6657

Autores

José Candido Pereira Neto, Amanda Londero‐Santos, Jean Carlos Natividade,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

ResumoO estresse da profissão tem se mostrado um fator de risco à saúde.Este estudo teve como objetivo testar o poder preditivo dos agentes estressores da docência sobre o bem-estar subjetivo, controlando-se as características de personalidade.Participaram 188 professores do ensino fundamental, sendo 85,1% mulheres.Os resultados mostraram que a satisfação de vida foi explicada por um estressor da profissão (condições da carreira) e pelo tempo de locomoção para o trabalho (negativamente), e pelo tempo de profissão (positivamente).Afeto positivo foi explicado por fatores de personalidade (extroversão, abertura e realização -positivamente; neuroticismo -negativamente) e pelo estressor relacionado às pressões do trabalho (negativamente).Afeto negativo foi explicado pelo fator neuroticismo (positivamente) e pelos estressores da docência (políticas disciplinares inadequadas, diferentes capacidades e motivações dos alunos, trabalho burocrático/administrativo-positivamente

Referência(s)