Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contar histórias para formar leitores: uma Viagem pela Literatura

2019; UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; Volume: 21; Issue: 47 Linguagem: Português

10.17648/textura-2358-0801-21-47-4818

ISSN

2358-0801

Autores

Fabiano de Oliveira Moraes, Débora Santos Couto,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Caracteriza-se como um estudo qualitativo sobre a formação leitora. Objetiva compreender de que modo o contador de histórias se estabelece como mediador no processo de formação do leitor e de promoção da literatura. Para tanto, apresenta o projeto Viagem pela Literatura (Vitória-ES) e toma por corpus as histórias contadas no CD e no DVD produzidos pelo projeto. Teoricamente, ancora-se no conceito vygotskyano de mediação, pois compreende o referido projeto como uma das instâncias que possibilita a formação do leitor e a democratização lúdica do acesso ao livro e à literatura por meio da mediação do contador de histórias.

Referência(s)