Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Evangelização e pluralismo religioso na escola católica: vias para um diálogo evangelizador e inclusivo

2019; Volume: 45; Issue: 158 Linguagem: Português

10.22560/reanec.v45i158.191

ISSN

2526-9089

Autores

O. Resende, Diogo Marangon Pessotto,

Tópico(s)

Religious and Theological Studies

Resumo

É possí­vel, na escola católica, um diálogo entre as expressões religiosas que seja, ao mesmo tempo, evangelizador e inclusivo? O presente trabalho busca analisar os conceitos de pluralismo religioso e diálogo inter-religioso, vinculando-os ao processo educativo-evangelizador, a fim de apontar os principais desafios e alguns caminhos para um processo evangelizador em diálogo. O estudo, exploratório e qualitativo, tem comobase a pesquisa documental e bibliográfica. Quanto aos contextos do pluralismo religioso, o referencial caracteriza a modernidade e a pós-modernidade em sua relação com a religião e a evangelização. Sanchez (2010), Libânio (1998), Martelli (1995) e Miranda (2006) auxiliam na reflexão. Quanto aos conceitos, adequado delineamento sobre o diálogo inter-religioso é apresentado na Declaração Nostra Aetate (1965) do Concí­lio Vaticano II e em alguns documentos eclesiais recentes, como Diálogo e Anúncio (1991). Quanto í s práticas, articulam-se os princí­pios do diálogo inter-religioso com o processo educativo-evangelizador por meio de vias de diálogo. Colet e Wolff (2015) e o magistério do Papa Francisco problematizam e abrem horizontes para a questão. Conclui-se, pois, que a escola católica é um espaço privilegiado para o diálogo entre as expressõesreligiosas, o que não só afirma a identidade do projeto educativo-evangelizador como também o traduz em itinerários de diálogo e evangelização.

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