
O cinema enquanto locus dialógico
2019; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2019.148741
ISSN1982-677X
AutoresMarcelo de Lima, Luiz Antônio Mousinho,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoUtilizando principalmente o conceito de dialogismo, aplicado ao estudo de narrativas cinematográficas (BAKHTIN, 2003; STAM, 1992), procuramos verificar as relações dialógicas construídas nos filmes Tudo sobre minha mãe (1999), de Pedro Almodóvar, e A malvada (1950), de Joseph Mankiewicz. Consideramos que as obras são detentoras de discursos socialmente localizados e que traduzem intenções ideológicas específicas, revelando as conexões existentes entre ficção e sociedade. Nosso interesse recai, portanto, sobre a forma como esse diálogo é constituído entre os textos fílmicos e como ele serve à ressignificação e recontextualização de temas e significados – como, por exemplo, a representação da mulher e da feminilidade –, deixando claro o papel do cinema enquanto produtor de vozes dissonantes, contraditórias e representativas de determinados contextos históricos e posições sociais.
Referência(s)