
A construção do ideal identitário brasileiro pela publicidade governamental: uma análise crítica multimodal
1969; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26512/discursos.v2i1.0/8293
ISSN2595-3494
AutoresJosênia Antunes Vieira, Maria Lílian de Medeiros Yared,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste estudo tem por objetivo interpretar, por meio de um vídeo institucional do governo brasileiro, as relações entre recursos semióticos, geradores de sentido, e a construção de representações ideais de uma comunidade, facilitadoras da prática governamental de controle social. Assim, com a pesquisa sobre a construção do ideal identitário brasileiro, por meio da publicidade, observamos como esses recursos se relacionam de forma integrada para reafirmar esse ideal, ideologicamente construído e cuidadosamente cultivado pelos discursos, segundo o enfoque da Semiótica Social da Multimodalidade (TSSM), proposto por Gunther Kress, em 2010, pela Análise de Discurso Crítica (ADC), especialmente a versão proposta por Fairclough em 2003, e pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), criada por Halliday, dando relevo ao fato observado pelas pesquisadoras de que uma teoria como a ADC pode responder à pergunta “por quê?” e a TSSM e a LSF podem responder à indagação “como?”. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior sobre publicidade governamental no Brasil. Como considerações finais, podemos dizer que o governo brasileiro está direcionado politicamente para a construção do ideal identitário brasileiro, com o estabelecimento de um envolvimento emocional acrítico entre os cidadãos, por meio da transmissão da ideologia de inclusão social.
Referência(s)