Artigo Produção Nacional

PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTE: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES HABITUAIS DE ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO MONLEVADE

2019; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2318-8537

Autores

Telma Ellen Drumond Ferreira,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo tem como proposito descrever o Plano de Formacao em Artes desenvolvido pelas escolas da rede municipal de educacao de Joao Monlevade em 2012. Inserido no contexto da formacao continuada de professores e pedagogos da Educacao Infantil, a formacao teve como proposta de trabalho iniciar a discussao sobre a necessidade de se conceber a Arte como area do conhecimento, sensibilizando o grupo para o papel importante dos professores que propoem e mediam constantemente as atividades habituais de Arte para criancas. Partindo dessa conscientizacao, os profissionais foram sendo capacitados em encontros mensais, recebendo formacao teorica e pratica, e essas experiencias, transformadas em conhecimentos, foram multiplicadas nas escolas de Educacao Infantil. Foi dado inicio a uma sequencia de trabalho que envolveu a elaboracao de um curriculo de Arte, a formacao continuada dos pedagogos e professores na area da Arte e a elaboracao de projetos especiais como mostras e exposicoes dos trabalhos dos alunos.

Referência(s)