Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure

2019; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18226/21789061.v11i3p709

ISSN

2178-9061

Autores

Ana Paula Lisboa Sohn, Renato Büchele Rodrigues, Silmara Mendes Hoepers, Juliana Cristina Gallas,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

RESUMO O presente artigo tem como objetivo descrever a abordagem conceitual e o processo de implementação da Universidade da Criativa Idade, projeto de extensão universitária da Universidade Vale do Itajaí [Univali]. A Universidade da Criativa Idade é fundamentada no comportamento de pleasure growers e objetiva proporcionar lazer e novos conhecimentos para pessoas acima de 50 anos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O projeto teve início com a oferta de um curso de extensão sobre os eixos de formação e as temáticas relacionadas às matrizes curriculares dos cursos de graduação das áreas de Comunicação, Turismo e Lazer da Univali, para 30 participantes e 10 professores. A partir da análise do primeiro ano de funcionamento do projeto constatou-se que o conceito de lazer como prática social vinculado à educação esteve presente nas atividades realizadas, evidenciando também, aspectos relacionados ao turismo pedagógico associando lazer e educação. PALAVRAS CHAVE Turismo. Lazer. Extensão Universitária. Envelhecimento. Universidade do Vale do Itajaí, Brasil. ABSTRACT This article presents the conceptual approach and the implementation process of the Project University of Creative Age, a university extension of University of Vale do Itajaí [Univali]. The University of Creative Age is based on the on the behavior of pleasure growers and aims to provide leisure and new knowledge for people over 50 years. It’s a descriptive and experience report study. The project began with the offer of an extension course on training axes and subjects related to curricular matrices of the undergraduate courses of Communication, Tourism and Leisure for 30 participants and 10 teachers. The analysis of the first year of operation of the project, it was verified that the concept of leisure as a social practice linked to education was present in the activities carried out, evidencing also aspects related to pedagogic tourism, leisure and education. KEYWORDS Tourism. Leisure. University Extension. Aging. Universidade do Vale do Itajaí, Brazil. AUTORES Ana Paula Lisboa Sohn – Doutora. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú,, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4002119166037235 E-mail: anasohn@hotmail.com Renato Buchele Rodrigues – Mestre. Professor na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2798347235808592 E-mail: enatobr@univali.br Silmara Hoepers - Mestra. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9777447345130388 E-mail: silmaramh@univali.br Juliana Cristina Gallas - Mestra. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1794386606521200 E-mail: jugallas@univali.br REFERÊNCIAS Ansarah, M. G. R. (2005). Turismo e segmentação de mercado: Novos segmentos. 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Referência(s)