
Promoção a saúde de estudantes universitários: contribuições para um espaço de integração e acolhimento
2019; Editora Rede UNIDA; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
10.18310/2446-4813.2018v4n4p159-173
ISSN2446-4813
AutoresMússio Pirajá Mattos, Daiene Rosa Gomes, Ítalo Ricardo dos Santos Aleluia, Maria Lidiany Tributino de Sousa,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoO objetivo desse artigo foi relatar uma iniciativa de integração universitária com uso de viagem educacional e oficinas temáticas sobre práticas de autocuidado com estudantes da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Trata-se de um relato de experiência com uso de metodologias ativas e práticas de autocuidado durante a Semana de Integração Universitária. A Semana de Integração é uma estratégia de recepção para os discentes, logo no início da graduação, que acontece anualmente com uma programação técnica, científica, artística e cultural. A utilização da viagem educacional e oficinas temáticas como novas formas de trabalhar no ensino superior possibilitam perspectivas ampliadas na relação universidade-discentes-docentes. Os professores trabalharam como facilitadores e foi possível perceber aspectos positivos como a satisfação, envolvimento, vínculo, reflexão, comunicação, empatia que contribuíram para gerar um intercâmbio de aprendizagens. Desta forma, a experiência foi assertiva motivando os estudantes, a interdisciplinaridade, o autocuidado, a resiliência e construção coletiva do conhecimento para dentro e fora do ambiente universitário.
Referência(s)