Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cinema educativo em cena

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/etd.v21i3.8652292

ISSN

1676-2592

Autores

Alexandro Henrique Paixão, Anderson Ricardo Trevisan,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Neste artigo discutiremos o papel do cinema como ferramenta educativa na perspectiva do autor galês Raymond Williams (1921-1988). Mais conhecido por ser um dos precursores dos chamados Estudos Culturais e pelos estudos envolvendo literatura ou teatro, Williams teve também uma significativa produção intelectual relacionada ao cinema e à educação, tanto em termos práticos, com seus tutorais sobre cinema na educação de adultos ou em projetos propriamente cinematográficos (nesse caso, junto ao diretor inglês Michael Orrom), quanto em termos teóricos, onde defende a necessidade da construção de um novo criticismo fílmico. Aqui serão abordados ambos os aspectos, finalizando com a análise que o autor faz de Morangos silvestres (Ingmar Bergman, 1957) na qual apresenta um exemplo desse criticismo. Dentro disso, pretende-se apontar a relevância de Williams na discussão sobre as relações entre cinema e educação, algo pouco investigado sobre esse importante intérprete de cultura e sociedade

Referência(s)