
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II
2019; Issue: 23 Linguagem: Português
10.33025/rps.v0i23.2121
ISSN1983-0076
AutoresVítor Gonçalves Pimenta, Roberto Mosca,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEste trabalho reflete e analisa a percepção de estudantes sobre a prática do Cineclube “Cinema e Opressões” do Laboratório de Sociologia Lincoln Bicalho Roque, no Colégio Pedro II (CPII) - Campus São Cristóvão III (SCIII). Nesse ambiente escolar, optou-se pela observação participante, focando nas experiências dos(as) estudantes. Adotou-se o método de entrevistas qualitativas com roteiro pré-definido, na tentativa de desvelar a percepção dos(as) estudantes membros da equipe do projeto e público do Cineclube. A partir dos relatos, por um lado, percebe-se o cineclube como um lugar lúdico e crítico de aprendizagem, baseado no diálogo entre os sujeitos. Por outro, compreende-se a sala de aula, em grande parte, como um espaço onde se observa o monólogo do(a) professor(a), ministrando aulas expositivas. O Cineclube configura-se como espaço de produção coletiva de conhecimento, somando-se educador(a) e educandas(os). O Cineclube apresenta-se como uma experiência de encontro com outras linguagens estéticas e políticas, com trocas coletivas sobre os filmes, com percepções de mundo distintas, com debates sobre temáticas importantes e atuais da sociedade. É um espaço de experiência crítica, que abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem, pautado na relação de alteridade. Um espaço que se constitui como uma pedagogia participativa e autônoma, que reconhece a percepção de mundo de cada sujeito como relevante para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Cineclube, Cinema e Sociologia, Colégio Pedro II.
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