
Intervenção fonoaudiológica com professores: análise de uma proposta realizada à distância
2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23925/2176-2724.2019v31i2p234-245
ISSN2176-2724
AutoresLéslie Piccolotto Ferreira, Rafaela Valiengo de Souza, Alessandra Rodrigues de Souza, Juliana Schulze Burti, Mariane Maião Pereira, Susana Pimentel Pinto Giannini, Thelma Mello Thomé de Souza Pereira, Bianca Martins Castro,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoObjetivo: analisar a impressão dos participantes de um curso inserido no Programa de Bem-Estar Vocal, destinado a professores da rede de um município, oferecido na modalidade de Educação à Distância. Método: para sensibilizar professores quanto às questões da voz, foi apresentado um curso na modalidade de Educação à Distância, numa rede municipal de ensino (40 horas divididas em três encontros presenciais, oito módulos, oito fóruns e oito avaliações). Participaram 257 professores que emitiram 592 relatos sobre esse curso. Esses dados foram categorizados e submetidos à análise descritiva por meio de frequências absolutas e relativas. Resultado: todos os módulos foram colocados em prática, e quanto ao conteúdo deles, o denominado Articulação e Ressonância registrou a maior frequência de apontamentos quanto a ter sido colocado em prática (89,29%), assim como foi o que recebeu maior número de elogios (25.30%). O módulo Voz no trabalho docente registrou 97.14% de sugestões. Conclusão: os achados registraram a necessidade de se realizar ajustes no Curso a ser oferecido a novas turmas, com maior ênfase em módulos cujo conteúdo exige maior entendimento conceitual e posterior realização de práticas. A modalidade EAD alcançou seu objetivo, propiciando um momento de escuta (registro) das necessidades do professor, assim como uma reflexão por parte dele sobre sua prática e ambiente de trabalho.
Referência(s)