
Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado
2019; Volume: 36; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/remea.v36i2.8934
ISSN2318-4884
AutoresKele Conceição Alves Vilaça Amaral, Karla Cunha Pádua,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNeste artigo, apresentamos e discutimos aspectos relacionados à natureza, à cultura e à educação na comunidade Capão do Berto, localizada no município mineiro de Jaboticatubas. Através da observação participante e de entrevistas narrativas, analisamos aspectos que demostram como os saberes tradicionais, que subsistem na comunidade amparados pela cultura oral e pela dupla experiência-sentido, contribuem para o uso equilibrado dos bens naturais e, consequentemente, para a conservação ambiental. Pelas trilhas de saberes e memórias, acompanhamos reflexões sobre a biodiversidade, a percepção ambiental e a cosmovisão que move a estreita relação que os moradores têm com o ambiente do cerrado através de um misto de tradição, crença e consciência ambiental.
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