Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado

2019; Volume: 36; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14295/remea.v36i2.8934

ISSN

2318-4884

Autores

Kele Conceição Alves Vilaça Amaral, Karla Cunha Pádua,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos aspectos relacionados à natureza, à cultura e à educação na comunidade Capão do Berto, localizada no município mineiro de Jaboticatubas. Através da observação participante e de entrevistas narrativas, analisamos aspectos que demostram como os saberes tradicionais, que subsistem na comunidade amparados pela cultura oral e pela dupla experiência-sentido, contribuem para o uso equilibrado dos bens naturais e, consequentemente, para a conservação ambiental. Pelas trilhas de saberes e memórias, acompanhamos reflexões sobre a biodiversidade, a percepção ambiental e a cosmovisão que move a estreita relação que os moradores têm com o ambiente do cerrado através de um misto de tradição, crença e consciência ambiental.

Referência(s)