
FILME EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
2019; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português
10.13037/rea-e.vol4n7.5754
ISSN2525-703X
AutoresDulce María Strieder, Ana Paula Nahirne,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo tem origem em uma ação didática cujo objetivo foi contribuir com a aprendizagem em Física no Ensino Médio, a partir da análise do filme “A Fuga das Galinhas. O desenvolvimento dessa atividade ocorreu com uma turma de 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata – E.F.M., localizado no interior do município de Nova Laranjeiras/PR. Para a elaboração do trabalho, foi realizado o planejamento prévio pautado em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial autores que abordam a viabilidade de uso dos filmes como instrumento auxiliador ao processo de ensino e aprendizagem. A presente análise, fundamentada em aspectos da pesquisa qualitativa, se divide em quatro momentos: o primeiro fará uma introdução sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e aprendizagem; a segunda fará uma explanação sobre o colégio no qual foi realizada a atividade; o terceiro refere-se as estratégicas metodológicas adotadas para o desenvolvimento do trabalho e a última mostra quais as contribuições que o uso do filme em sala de aula trouxe para a disciplina de Física. A atividade proposta, demonstrou no contexto específico a possibilidade e a importância da utilização de recursos midiáticos em sala de aula, estabelecendo elos entre diferentes conteúdos.
Referência(s)