
Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS - 2013
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 35; Issue: 75 Linguagem: Português
10.1590/0104-4060.66841
ISSN1984-0411
AutoresMarília Costa Morosini, Vera Lúcia Felicetti,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO O presente artigo, com olhar prospectivo, reflete acerca do novo perfil estudantil na educação superior, mais atentamente ao estudante de primeira geração (P-Ger). Para tal, discute, inicialmente, com fundamento em pesquisa bibliográfica, o conceito de estudante de primeira geração (P-Ger) e suas características. Num segundo momento, são analisados, de forma inédita, dados sobre os P-Ger, em fonte oficial da Pesquisa Nacional da Saúde - PNS - do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - de 2013. São levantadas considerações quanto à inclusão dos P-Ger na educação superior do país, destacando o processo de colaboração institucional para a minimização das tensões entre dominantes e dominados no campo científico.
Referência(s)