FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO BRASIL: ESTADO DA ARTE
2019; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.31512/encitec.v9i2.2243
ISSN2237-4450
AutoresRoque Ismael da Costa Güllich, Rui Marques Vieira,
Tópico(s)Science and Education Research
Resumo<p>A perspectiva do Pensamento Crítico (PC) como organizador do currículo de ensino e da formação inspira avanços em estudos brasileiros, a fim de verificar/produzir/compreender como desenvolver estratégias que promovam uma formação crítica em Ciências. Assim, a partir de um estudo bibliográfico de revisão da literatura na <a href="http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&sqi=2&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.org%2F&ei=QVc9VcPfK9HksATin4HIBw&usg=AFQjCNEnNAurIe91oKP97ilFH9ltH9ncGA&sig2=rmL2xGbo71AfO3huVNQPPQ&bvm=bv.91665533,d.cWc"><em>Scientific Electronic Library Online</em></a> (SciELO) e no Banco de Teses da CAPES<a title="" href="#_ftn1">[1]</a>, tendo como palavras-chave: pensamento crítico (PC) e pensamento, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as principais produções científicas que tem o escopo no PC como estratégia de ensino e formação de professores circunscritas a área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). O panorama inicial demonstrou que os trabalhos são em número reduzido, sendo vários destes de autores estrangeiros o que evidencia o estado inicial desta linha de pesquisa do ensino de Ciências em contexto brasileiro.</p><div><br clear="all" /><hr align="left" size="1" width="33%" /><div><p><a title="" href="#_ftnref1">[1]</a> Cito o portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Pessoal (CAPES).</p></div></div>
Referência(s)