A COMUNICAÇÃO NA INDÚSTRIA CRIATIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ATIVIDADE TRABALHISTA FORMAL NO BRASIL
2019; UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ; Volume: 15; Linguagem: Português
ISSN
1809-239X
AutoresTiago Costa Martins, Victor da Silva Oliveira, Darlan Santos Grziwinski,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoAs analises em torno da economia criativa encontram, na comunicacao, um campo proficuo para discussoes cientificas, que levam em conta as conexoes e as possibilidades de articulacao de jornalismo, audiovisual, publicidade e relacoes publicas no setor dentro do pais. A problematica, no entanto, esta em perceber a relacao entre as ocupacoes da comunicacao e as atividades da industria criativa no Brasil. Por essa ordem, o presente estudo apresenta uma pesquisa a partir da utilizacao de informacoes da Relacao Anual de Informacoes Sociais (RAIS) do Ministerio do Trabalho (Brasil). Metodologicamente, o artigo espelha-se na construcao analitica do Department for Culture, Media and Sport (DCMS, 2016) do Reino Unido. Assim, apresentam-se aqui um entendimento para industria criativa: a metodologia do estudo expoe as categorias de analise e os recortes das ocupacoes e das atividades economicas na perspectiva do Brasil; os resultados e as discussoes dimensionam os profissionais da comunicacao e a industria criativa e, ainda, sugerem uma agenda de temas pertinentes a ampliacao da analise, considerando as implicacoes territoriais e a importância para o desenvolvimento economico do pais.
Referência(s)