Artigo Acesso aberto Produção Nacional

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LITERATURA E INCENTIVO À LEITURA ATRAVÉS DA RELEITURA DE CLÁSSICOS EM QUADRINHOS

2019; Volume: 12; Issue: 01 Linguagem: Português

10.30681/23588403v12i014961

ISSN

2358-8403

Autores

Amanda do Nascimento dos Santos Almeida,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O questionamento da importância do estudo de literatura na escola, agregando e fortalecendo a formação de leitores eficientes, assim como também para a vida. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, trabalharemos com autores que versam questões no campo da educação e didática (LIBÂNEO, 2006) através de documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais e Lei de Diretrizes e Bases – que regem o trabalho do professor em sala de aula, assim como a importância da literatura na sala de aula e na vida dos estudantes pelo do letramento literário (COSSON, 2006), leitura de clássicos (CALVINO, 2007), adaptações de clássicos (PERRONE-MOISÉS, 1990; STAM, 2006; EAGLETON, 1997), exemplos declássicos literários em quadrinhos – títulos brasileiros e estrangeiros que constam em diversas escolas públicas por aquisição própria ou através do Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE), e finalmente uma reflexão a respeito da utilização pedagógica dos mesmos na formação e desenvolvimento de leitores.

Referência(s)