Artigo Produção Nacional

Formação inicial de professores e PIBID Inglês: uma proposta de reflexões didático-críticas e ensino

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5935/2179-0027.20190019

ISSN

2179-0027

Autores

Everton Gelinski Gomes de Souza,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo traz uma proposta de reflexao didatico-critica para alunos-professores em formacao inicial no PIBID Ingles. Para tanto, ancoramo-nos na literatura sobre praticas reflexivas (DEWEY, 1933; SCHON, 1988) na formacao de professores, bem como no conceito de transposicao didatica (CHEVALLARD, 1989). Como encaminhamento metodologico, ponderamos sobre questoes oriundas do evento V SIEPE e determinadas propostas das politicas vigentes para o estagio de desenvolvimento inicial da graduacao, que se materializam no PIBID. Os resultados demonstram que a reflexao sistematizada se apresenta como uma etapa substancial para o desenvolvimento de capacidades docentes dos alunos em formacao, e, alem disso, auxilia para que possam entender as proprias limitacoes e romper com a visao de hegemonia autoritaria dos curriculos de formacao.

Referência(s)
Altmetric
PlumX