
Formação inicial de professores e PIBID Inglês: uma proposta de reflexões didático-críticas e ensino
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5935/2179-0027.20190019
ISSN2179-0027
AutoresEverton Gelinski Gomes de Souza,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo traz uma proposta de reflexao didatico-critica para alunos-professores em formacao inicial no PIBID Ingles. Para tanto, ancoramo-nos na literatura sobre praticas reflexivas (DEWEY, 1933; SCHON, 1988) na formacao de professores, bem como no conceito de transposicao didatica (CHEVALLARD, 1989). Como encaminhamento metodologico, ponderamos sobre questoes oriundas do evento V SIEPE e determinadas propostas das politicas vigentes para o estagio de desenvolvimento inicial da graduacao, que se materializam no PIBID. Os resultados demonstram que a reflexao sistematizada se apresenta como uma etapa substancial para o desenvolvimento de capacidades docentes dos alunos em formacao, e, alem disso, auxilia para que possam entender as proprias limitacoes e romper com a visao de hegemonia autoritaria dos curriculos de formacao.
Referência(s)