Artigo Revisado por pares

UM INVENTÁRIO PARA OS CONTOS DE FADAS: HISTÓRIAS MAIS LEMBRADAS E SUAS VERSÕES MAIS POPULARES ENTRE JOVENS LEITORES

2019; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47295/1855

ISSN

2316-1663

Autores

Paulo Ailton Ferreira da Rosa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo resulta de parte de uma pesquisa de mestrado em Educacao realizada no âmbito do grupo Historia da Alfabetizacao, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES) vinculado ao Programa de Pos-graduacao em Educacao (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Ele tem por objetivo analisar as declaracoes de sete jovens leitores reunidos em um grupo de discussao sobre contos de fadas, a fim de determinar quais dessas historias seculares sao as mais lembradas por eles e em que versoes elas estao mais popularizadas entre o grupo. Para tal suas declaracoes sao cruzadas com os textos literarios de Grimm (2012), Perrault (2018) e Andersen (2011) e estudos criticos como os de Corso e Corso (2006), Tatar (2003) e Zipes (1999; 2006a; 2006b; 2007). DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v8i1.1855

Referência(s)