UM INVENTÁRIO PARA OS CONTOS DE FADAS: HISTÓRIAS MAIS LEMBRADAS E SUAS VERSÕES MAIS POPULARES ENTRE JOVENS LEITORES
2019; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47295/1855
ISSN2316-1663
AutoresPaulo Ailton Ferreira da Rosa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo resulta de parte de uma pesquisa de mestrado em Educacao realizada no âmbito do grupo Historia da Alfabetizacao, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES) vinculado ao Programa de Pos-graduacao em Educacao (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Ele tem por objetivo analisar as declaracoes de sete jovens leitores reunidos em um grupo de discussao sobre contos de fadas, a fim de determinar quais dessas historias seculares sao as mais lembradas por eles e em que versoes elas estao mais popularizadas entre o grupo. Para tal suas declaracoes sao cruzadas com os textos literarios de Grimm (2012), Perrault (2018) e Andersen (2011) e estudos criticos como os de Corso e Corso (2006), Tatar (2003) e Zipes (1999; 2006a; 2006b; 2007). DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v8i1.1855
Referência(s)