Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensinando Seus Pares: a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática

2019; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 33; Issue: 64 Linguagem: Português

10.1590/1980-4415v33n64a18

ISSN

1980-4415

Autores

Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as práticas matemáticas de um aluno de catorze anos de idade, com necessidades especiais decorrentes do Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluído em uma sala de aula regular de 9°ano. Neste texto, são trazidas reflexões sobre o autismo e seu histórico, além de algumas considerações teóricas que dão suporte ao estudo e são descritos os procedimentos metodológicos empregados em dez sessões individuais, duas coletivas e observações realizadas pela professora nas aulas de Matemática, nas quais se discutiu os conceitos matemáticos: Produtos Notáveis e as Equações do 2°grau. As análises destacam a importância e a influência dos instrumentos mediadores (materiais e semióticos) nas práticas matemáticas do aluno e para a sua inclusão efetiva nas aulas de Matemática.

Referência(s)