Estratégias de convocação para o consumo da revista Placar: engendramentos discursivos da afetividade e sociabilidade masculina no futebol
2018; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Espanhol
ISSN
2236-8000
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoRESUMO A partir do pressuposto de que as estrategias de convocacao nas publicacoes jornalisticas remetem ao medo de nao pertencimento a um grupo de referencia, o objetivo deste artigo e estudar as estrategias discursivas de convocacao ao consumo masculino engendradas pela revista Placar, nas edicoes publicadas durante o periodo de marco de 2017 a marco de 2018. A partir dos procedimentos adotados, e possivel entrever que a revista Placar articula as suas estrategias de convocacao a partir da remissao a instâncias que transcendem o proprio esporte e remetem a um conjunto de praticas de socializacao pre e pos-jogo. Assim, as estrategias narrativas ligadas ao conhecimento do jogo em seus meandros memorialisticos e estatisticos engendram, em Placar, um tipo de comunicacao que, desde o planejamento editorial, remete a circulacao interacional da informacao e se configura como promessa de possibilidades de acesso a esferas de sociabilidade extrajogo. Palavras-chave: Futebol; Convocacao; Placar; Afetividade; Masculinidade. RESUMEN A partir del supuesto de que las estrategias de convocacion en las publicaciones periodisticas remiten al miedo de no pertenencia a un grupo de referencia, el objetivo del presente articulo es estudiar las estrategias discursivas de convocacion al consumo masculino engendradas por la revista Placar, en las ediciones publicadas durante el periodo de marzo de 2017 a marzo de 2018. A partir de los procedimientos adoptados, es posible entrever que la revista Placar articula sus estrategias de convocacion a partir de la remision a instancias que trascienden el propio deporte y remiten a un conjunto de practicas de socializacion pre y post-juego. Asi, las estrategias narrativas ligadas al conocimiento del juego en sus meandros memorialisticos y estadisticos engendran, en Placar un tipo de comunicacion que, desde la planificacion editorial, remite a la circulacion interaccional de la informacion y se configura como promesa de posibilidad de acceso a esferas de sociabilidad extrajuego. Palabras clave: Futbol; Convocacion; Placar; Afecto; Masculinidad. ABSTRACT Based on the assumption that convocational strategies in journalistic publications refer to the fear of not belonging to a reference group, this article aims to study discursive convocational strategies to male consumption engendered by Placar magazine in the editions published between March 2017 and March 2018. From the procedures adopted, one can affirm that Placar magazine articulates its strategies of convocation through the reference to instances that transcend the sport itself and refer to a set of pre- and postgame socialization practices. Thus, narrative strategies linked to the knowledge of the game in its memorialistic and statistical meanderings engender, in Placar, a type of communication that, from the editorial planning, refers to the interactive circulation of information and is configured as a promise of possibilities of access to spheres of extra-game sociability. Keywords: Soccer; Convocation; Placar; Affectivity; Masculinity.
Referência(s)