As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática
2019; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v10i2.2334
ISSN2179-426X
AutoresNorma Suely Gomes Allevato, Lourdes de la Rosa Onuchic,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoOrientações curriculares atuais e pesquisas consideram que a aprendizagem deve ocorrer por um processo ativo e construtivo em que os estudantes realizam as atividades de sala de aula à luz de suas crenças e assimilam as informações dentro de suas estruturas de conhecimento pré-existentes. Guiado por essas orientações, o presente trabalho aborda as Conexões no âmbito da Educação Matemática. O objetivo é apresentar reflexões acerca das possibilidades do trabalho com conexões através da resolução de problemas na aprendizagem e na formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, apoiado em trabalhos de diversos autores que tratam desse tema. Os estudos realizados permitiram identificar diversas formas de estabelecer conexões em benefício da aprendizagem matemática e da compreensão da Matemática como um corpo de conhecimentos em que conceitos e procedimentos são relacionados; ratificar que a resolução de problemas é um relevante e eficiente recurso na criação de contextos de ensino via conexões; e, finalmente, que os professores devem vivenciar, na formação inicial, situações de resolução de problemas que envolvam conexões matemáticas, a fim de incorporá-las em sua prática profissional futura.
Referência(s)