
Omnichannel como estratégia de inovação no varejo de moda jovem no Brasil
2019; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/remark.v18i2.3739
ISSN2177-5184
AutoresAline Silva Autran de Morais, Lenoir Hoeckesfeld, Aléssio Bessa Sarquis, Clarissa Carneiro Mussi,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoObjetivo: Analisar o uso do omnichannel como estratgia de inovao em uma empresa do varejo de moda jovem no Brasil. Mtodo: A pesquisa compreende um estudo de caso com abordagem qualitativa e enfoque exploratrio. Principais resultados: A empresa cria experincia de compra para seu cliente final, antecipando-se s expectativas dos clientes. Analisa novas tendncias de mercado e pesquisa sobre o consumidor para acompanhar as mudanas comportamentais que afetam a deciso de compra; compreende a necessidade de integrao dos canais, da criao de novos formatos, bem como da adaptao dos antigos canais. Mas, o conceito omnichannel usado parcialmente. Contribuies tericas: A principal contribuio deste estudo ampliar o conhecimento terico sobre o processo de omnichannel como estratgia de inovao no varejo, em especial no setor de varejo de moda jovem no Brasil. O estudo destaca a relevncia do marketing interno na abordagem do omnichannel e reteno de talentos. Originalidade: Omnichannel um conceito novo que se desenvolve como uma extenso do multicanal, e que requer integrao completa, enquanto em multicanais a integrao pode ser inexistente. Seguindo a tendncia mundial, os varejistas brasileiros carecem de entender, de estarem preparados para utilizar a integrao de canais de atendimento e vendas (offline/online) e de saber como agregar valor aos consumidores com essa estratgia de inovao.
Referência(s)