Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 3; Issue: 7 Linguagem: Português

10.24116/emd.v3n7a03

ISSN

2526-6136

Autores

Wilson de Jesus Masola, Norma Suely Gomes Allevato,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo tem o objetivo de retratar o que algumas pesquisas atuais – registradas em artigos e livros – abordam sobre a dificuldade de aprendizagem matemática. Pretende-se refletir sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática analisando alguns aspectos que têm sido apontados, especialmente sobre as dificuldades de aprendizagem que alguns alunos apresentam no âmbito da Matemática. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa com procedimentos de análise documental. Em princípio foi abordado o significado da palavra dificuldade, transitando pelas dificuldades de aprendizagem e pelas dificuldades de aprendizagem matemática. As pesquisas mais recentes apontam para a urgência de uma reformulação do ensino de Matemática de natureza didática e um amadurecimento de toda a comunidade escolar, independentemente do nível de ensino, no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino e aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem.

Referência(s)