Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia

2019; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português

10.22420/rde.v13i25.979

ISSN

2238-4391

Autores

Ivone Garcia Barbosa, Telma Aparecida Teles Martins Silveira, Marcos Antônio Striquer Soares,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O presente artigo analisa a constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto político, social e econômico brasileiro e seus impactos no campo da Educação Infantil. Utilizando da dialética materialista como referência, por meio de análise documental, busca-se demarcar os princípios orientadores da BNCC, a qual se articula com uma concepção pragmática de educação vinculada ao modelo neoliberal. Enfatizam-se suas contradições e implicações para a Educação Infantil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX