Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Questões de Estatística e Probabilidade nas provas do ENEM: uma aproximação a erros e dificuldades de aprendizagem

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 3; Issue: 7 Linguagem: Português

10.24116/emd.v3n7a05

ISSN

2526-6136

Autores

Jailson da Costa Pontes, Isauro Beltrán Núñez,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho apresenta a identificação e caracterização dos erros e das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade, relacionados aos distratores das questões da prova do ENEM de 2013 a 2016, os quais foram mais assinalados por estudantes egressos do Ensino Médio, selecionados na primeira chamada do SISU para a UFRN. Como referencial teórico, o estudo está baseado em Radatz (1979), Cury (1988, 1994), dentre outros. O trabalho é de natureza descritiva e explicativa, baseado na metodologia de análises de erros (GIL, 2008; NÚÑEZ e RAMALHO, 2012), como também na análise de desempenho, respaldada pela teoria clássica de análise de itens de Spearman (1913). Os dados das questões foram obtidos dos microdados fornecidos pelo INEP e processados pela Comperve/UFRN. Os resultados evidenciam Estatística e Probabilidade se tratar de um conteúdo com baixo desempenho. Os erros mais frequentes foram: utilizar a multiplicação entre as grandezas, ao invés das combinações, e confundir médias. Palavras-chave: Estatística. Probabilidade. Erros. Dificuldades de aprendizagem. ENEM.

Referência(s)