Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Evasão em cursos profissionalizantes a distância: um estudo dos cursos oferecidos pelo SENAR de Goiás

2019; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29276/redapeci.2019.19.211352.150-164

ISSN

2176-171X

Autores

Tiago Cardoso Ferraz, Andreia Zanella, Fernando Couto de Araújo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este estudo buscou investigar as causas da evasão de alunos em cursos profissionalizantes de ensino a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado de Goiás. Para isso, foi construído e aplicado um questionário composto por trinta questões, as nove primeiras buscaram conhecer o perfil dos evadidos e as demais, expressas em escala Likert, buscaram identificar as causas de evasão dos alunos, contemplando assuntos relacionadas a problemas pessoais, ao curso, aos tutores e monitores, à tecnologia e ao trabalho. Verificou-se que as principais causas de evasão desta instituição é a dificuldade dos alunos em conciliarem os estudos do curso profissionalizante com o trabalho ou com estudos realizados simultaneamente em outras instituições, a falta de apoio da empresa onde trabalham e a sobrecarga no trabalho. Num segundo momento, com o intuito de validar o instrumento de pesquisa (questionário) para aplicações futuras, realizou-se uma análise fatorial, a qual mostrou que as questões apresentam um mínimo de explicação para a solução fatorial, justificando a permanência das mesmas no instrumento. Uma discussão das interrelações identificadas pela solução fatorial é apresentada para compreender os resultados e fornecer insights de melhoria do instrumento para aplicações futuras.

Referência(s)