
O estado da arte da pesquisa em educação não formal em Astronomia no Brasil: uma análise de teses e dissertações
2019; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v10i3.2261
ISSN2179-426X
AutoresLeandro Donizete Moraes, Ismar Frango Silveira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNeste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa, do tipo estado da arte, sobre educação não formal em Astronomia no Brasil no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES entre 2008 e 2018. Foram identificadas 1879 teses e dissertações, sendo que 40 (2,1% do total) se referem à educação não formal em Astronomia, mostrando que a área é pouco explorada no Brasil. A área também é recente, pois o primeiro trabalho foi defendido em 2009. Foram identificados quatro focos temáticos: Abordagens didáticas, Espaços não formais, Tecnologia e Outros. Embora foi identificada uma aproximação entre educação formal e não formal em Astronomia, por meio da construção e uso de materiais didáticos e também de espaços não formais, poucas teses e dissertações pesquisaram sobre a Astronomia Indígena, relação da Astronomia com a sociedade e a importância dos divulgadores e astrônomos amadores.
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