Artigo Acesso aberto

Português sem fronteiras na UFRRJ e a importância dos cursos de extensão para a prática docente

2019; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/ot2019v21.n.2.45372

ISSN

1983-3857

Autores

Ângela Marina Bravin dos Santos,

Tópico(s)

Linguistic Education and Pedagogy

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar a relevância dos cursos de extensão para o desenvolvimento de ações pedagógicas na área de Português como língua estrangeira e adicional (PLE/PLA) no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para tanto, será apresentada e discutida a articulação de pressupostos teóricos, relacionados à concepção de língua-cultura (MENDES, 2008, 2011) e a de gêneros discursivos (ROJO;BARBOSA, 2015; MARCUSCHI, 2008), com pressupostos metodológicos ancorados em Kumaravadivelu (2003). Os resultados demonstram que o planejamento de ações para esse tipo de curso são sensíveis às necessidades dos participantes tanto dos cursos de formação do professor da referida área quanto dos cursos de ensino-aprendizagem do Português para falantes de outras línguas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX