Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde segundo o nível de satisfação dos idosos

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 40; Linguagem: Português

10.1590/1983-1447.2019.20180389

ISSN

1983-1447

Autores

Luiza Amélia Freitas de Andrade, Pedro Eugénio López Salazar, Kleidson Daniel Medeiros Leopoldino, Carolina Barbosa Montenegro,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Resumo OBJETIVO Avaliar a qualidade da Atenção Primária à Saúde segundo o nível de satisfação dos usuários idosos. MÉTODO Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 381 idosos usuários dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Para a coleta de dados, o Service Quality (SERVQUAL) foi adaptado ao contexto das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Estratégia Saúde da Família (ESF) e foi elaborado um questionário com 44 questões. Os dados foram tratados utilizando o SSPS® e analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e inferenciais. RESULTADOS O SERVQUAL exibiu excelente confiabilidade e consistência interna das subescalas expectativas e percepções, com Alpha Cronbach 0,948 e 0,932, respectivamente. As dimensões avaliadas apresentaram Gaps negativos: aspectos tangíveis -0,65; confiabilidade -1,19; capacidade de resposta -0,56; garantia -0,91 e empatia -0.52. CONCLUSÃO Os Gaps negativos, em todas as dimensões, evidenciam lacunas na qualidade dos serviços e demonstram a baixa satisfação dos idosos usuários das UBS/ESF/APS.

Referência(s)