Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jornada a Marte: adaptação do RPG para o ensino de Física/Astronomia

2019; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29276/redapeci.2019.19.211357.134-149

ISSN

2176-171X

Autores

Camila Maria Sitko, Bryan Rafael Dall Pozzo, Cristina Costa-Lobo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Rolling Playing Game (RPG) deve ser sinalizado como forma como os estudantes podem utilizar o conhecimento para resolver problemas, projetar novas experiências e comunicar o processo de aprendizagem. Neste trabalho é apresentada a adaptação do RPG para o ensino de Ciências, com conteúdos específicos de Física e de Astronomia. Esta adaptação foi realizada em uma escola extracurricular brasileira. Foi feita a análise dos níveis de aprendizagem a partir da taxonomia Structured of Observed Learning Outcomes (SOLO). É apresentado o jogo tradicional de RPG e detalhadamente demonstrado como adaptá-lo ao ensino, fazendo a apresentação da ficha de personagem adaptada ao ensino. É descrita a história “Jornada a Marte”. São apresentados os resultados que indicam indícios de aprendizagem, a partir da taxonomia SOLO, proposta e baseada no alinhamento construtivista, tendo sido obtidos resultados nos dois níveis de aprendizagem máximos da taxonomia SOLO, assim como bom engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de pensamento crítico baseado nos conteúdos abordados. A adaptação do RPG e a aventura apresentadas servem de guia a professores que pretendam concretizar o uso de metodologias ativas de ensino, podendo ser adaptada para outros contextos escolares e a outros conteúdos curriculares.

Referência(s)