Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O CÉREBRO QUE APRENDE: UMA EXPERIÊNCIA COM PRÁTICAS DE LEITURA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO

2019; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português

10.13037/rea-e.vol4n7.5786

ISSN

2525-703X

Autores

Silvana Costabeber Guerino, Janaína Pereira Pretto Carlesso,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O estudo objetiva verificar se os projetos de incentivo a leitura no cotidiano escolar podem contribuir de forma globalizada no desempenho dos estudantes nos primeiros anos de escolaridade. A pesquisa realizada e um estudo de caso. A amostra foi composta por 16 alunos de uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental I de uma escola publica. A coleta de dados foi realizada no ano de 2017, sendo feita a aplicacao dos testes da Avaliacao Diagnostica do Projeto Avalia-BH e observacoes de praticas de leitura na sala de aula. O incentivo de praticas de leitura contribuiu de forma importante para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes nao somente em lingua portuguesa, mas tambem em ciencias e na matematica. Portanto, para que o ensino promova significados importantes para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, sugere-se aos professores e gestores dos Anos Iniciais que invistam em praticas de leitura aliadas a acao pedagogica no contexto escolar.

Referência(s)