Ainda o ponto de articulação das sibilantes na alteração fonológica primária: dados de crianças portuguesas
2019; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1984-8412.2019v16n2p3790
ISSN1984-8412
AutoresAna Margarida Ramalho, Maria João Freitas,
Tópico(s)Assistive Technology in Communication and Mobility
ResumoInvestigação sobre o perfil fonológico das crianças portuguesas com alterações fonológicas é ainda escassa. No presente artigo, contribui-se para o avanço do trabalho nesta área, estudando-se a aquisição do contraste de ponto de articulação coronal [±anterior] na classe das sibilantes, com base em dados relativos a sete crianças com alterações fonológicas primárias (associadas a perturbações dos sons da fala ou a perturbação do desenvolvimento da linguagem). Os dados foram recolhidos através da aplicação do teste CLCP‑PE, tendo sido transcritos e analisados no software de análise fonológica PHON. Os resultados demonstraram a existência de padrões preferenciais e ordens de aquisição quanto à emergência e estabilização dos contrastes inerentes ao ponto de articulação das sibilantes ([-soante; -contínuo; coronal [±anterior]] >> [-soante; +contínuo; coronal [±anterior]] >> [+soante; +contínuo; coronal [±anterior]]) e ao vozeamento ([-vozeado]>>[+vozeado]), assim como o impacto da constituência silábica (Ataque >> Coda), tendo sido observada uma inesperada preferência por [s] para a Coda fricativa.
Referência(s)