
Deduzindo a fórmula para cálculo de diagonais de um polígono: uma experiência no Ensino Fundamental
2019; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26669/2448-4091209
ISSN2448-4091
AutoresMaurício Ramos Lutz, Camila Dorneles da Rosa, José Carlos Pinto Leivas, Jussara Aparecida da Fonseca,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta uma investigação resultante de ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Franciscana, a qual teve por objetivo verificar se a utilização de materiais manipuláveis e atividades exploratórias possibilitam a construção de conceitos e a dedução de fórmulas matemáticas, em particular, relacionados às diagonais de polígonos. A metodologia utilizada para a pesquisa é de natureza qualitativa e a prática de ensino foi desenvolvida junto a um grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Manoel Viana/RS. Os resultados mostraram que, para o grupo participante, o material construído favoreceu a identificação dos elementos dos polígonos e as atividades exploratórias comprovaram que é possível desenvolver estratégias para conduzir os alunos à dedução de resultados matemáticos, permitindo-lhes compreender os elementos envolvidos em uma dada expressão, desmitificando o processo de apresentação de fórmulas prontas.
Referência(s)