
Limites e possibilidades do uso do livro didático de Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 3; Issue: 7 Linguagem: Português
10.24116/emd.v3n7a04
ISSN2526-6136
AutoresJosué Antunes de Macêdo, Daniel Brandão, Daniel Martins Nunes,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente trabalho discute a utilização do livro didático de Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar e discutir as maneiras corriqueiras das quais professores de Matemática adotam e utilizam o livro didático, ao longo do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Utilizou-se uma metodologia bibliográfica, com base em artigos científicos, livros, teses de doutorado e dissertações de mestrado. Em meio a muitas discussões que giram em torno do uso do livro didático de Matemática, procurou-se, neste trabalho, investigar quais as maneiras, limites e possibilidades de sua utilização, tendo em vista que ele é considerado como recurso didático complementar para as práticas pedagógicas. Entretanto, o resultado obtido se resume apenas no uso único e exclusivo do livro didático, na maioria das escolas públicas estaduais brasileiras, tendo-o como principal recurso didático utilizado ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Palavras-chave: Livro didático. Educação Matemática. Ensino e aprendizagem.
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