Narrativas em diários online: uma pesquisa formação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Curso de Pedagogia
2019; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15603/2176-1043/el.v22n1p39-55
ISSN2176-1043
AutoresSocorro Aparecida Cabral Pereira, Simone Lucena,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO texto discute sobre a importância das narrativas como estratégia formativa dos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, destacando esse espaço multireferrencial de reflexões sobre a prática docente nas escolas, bem como lócus de colaboração vivenciado pelos pares. A partir da experiência empírica com os bolsistas, identificamos o diário online como uma interface potencializadora para o exercício da escrita, a reflexão, e a socialização de dilemas docentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação na cibercultura, por possibilitar aos sujeitos aprendentes um olhar sobre si mesmos ao longo de suas vidas, em que a narrativa é destaque, pois ela permitiu aos sujeitos explicitarem a singularidade e perceber o caráter processual da formação e da vida, articulando espaços, tempos e as diferentes dimensões de nós mesmos e no empoderamento do sujeito social contemporâneo.
Referência(s)