Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fadiga e Sintomas Vocais em Professores Universitários

2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23925/2176-2724.2019v31i2p225-233

ISSN

2176-2724

Autores

Gabriel Trevizani Depolli, Djanira Nogueira do Santos Fernandes, Matheus Rodrigo Batista Costa, Sarah Coutinho Coelho, Elma Heitmann Mares Azevedo, Michelle Ferreira Guimarães,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

Introdução: Na profissão docente, a voz é primordial para o desempenho profissional, contudo muitos professores desconhecem a fisiologia da fonação e os cuidados necessários com a voz. Além de alterações na qualidade vocal, professores podem apresentar variados sintomas vocais, com implicações relevantes no processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Verificar o índice de fadiga e sintomas vocais em professores universitários e correlacionar os protocolos Índice de Fadiga Vocal (IFV) e Escala de Sintomas Vocais (ESV). Métodos: Foram aplicados os protocolos IFV e ESV em 126 professores universitários de uma universidade federal brasileira, sendo 71 mulheres e 55 homens, com faixa etária entre 30 a 50 anos. Foi realizada análise estatística por meio da Correlação de Spearman, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: A média de pontuação do domínio “fadiga e restrição vocal” foi de 13,7 e 4,05 para o ítem “desconforto físico associado à voz”. Sem conversão, o valor médio para o domínio “recuperação com repouso vocal” foi de 7,93, e com inversão foi de 4,06. Cansaço ao falar, ardência na garganta e rouquidão foram os sintomas mais autorreferidos. Observou-se que, quanto maior os sintomas vocais, maior o índice de fadiga vocal (r= 0,727; p= < 0,001). Conclusão: Professores universitários apresentaram escores médios dos fatores 1 e 2 do IFV maiores do que os escores apresentados por indivíduos vocalmente saudáveis, e escore médio do fator 3 semelhante ao escore médio de disfônicos. Rouquidão foi o sintoma prevalente em todos os professores. Houve correlação positiva forte entre os protocolos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX